CTFF-0003 - Parque Natural da Arrabida


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

O Parque Natural da Arrábida deve o seu nome à principal unidade geomorfológica de toda a área, a designada cordilheira da Arrábida. A cadeia montanhosa da Arrábida, e a área de planície que a circunscreve, tem uma grande diversidade de solos, devido à multivariada constituição dos materiais rochosos que constituem a rocha mãe. A grande maioria dos solos é de origem sedimentar aparecendo, no entanto, algumas intrusões eruptivas. Todo o modelado hoje visível na Arrábida depende não só de aspetos ligados à tectónica e à erosão mas também daqueles que se prendem com a geologia da área constituída em grande parte por rochas calcárias e dolomíticas ou detríticas (in ICNF).

Inclui o Sítio da Rede Natura 2000 Arrábida/Espichel e a ZPE do Cabo Espichel (CTFF-0095).

Concelhos Envolvidos

Sesimbra, Palmela e Setúbal

Alguns Exemplos de Flora

o carrasco, o rosmaninho, muitos endemismos como o orobanche rosmarina, o ulex densus ou o chaenorrhinum serpyllifolium subsp lusitanicum, etc

Alguns exemplos de Fauna

fundamentalmente invertebrados (650) como aranhas, escaravelhos, borboletas, formigas e tingideos. Também se podem encontrar morcegos-de-peluche, o texugo, a doninha, a raposa, a lebre e o coelho.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co