CTFF-0004 - Parque Natural do Douro Internacional


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

O enclave orográfico constituído pelo rio Douro e seu afluente, o Águeda, fronteira natural entre Portugal e Espanha, possui características únicas em termos geológicos e climáticos, condicionando as comunidades florística e faunística, nomeadamente a avifauna, e as próprias atividades humanas. A parte norte corresponde à zona de menor influência atlântica de Trás-os-Montes, sendo constituída por um extenso planalto, com altitudes que variam entre os 700 e os 800 metros. Aqui, o vale do Douro é bastante encaixado, com margens escarpadas essencialmente graníticas, as "arribas". À medida que se avança para sul, o vale apresenta-se mais aberto, com fundos de vales aplanados, permanecendo as vertentes escarpadas; há ainda pequenas áreas planálticas e relevos residuais encimados por quartzitos. Esta zona, onde o vale já se assemelha ao "Douro vinhateiro", caracteriza-se pelo seu microclima, com escassa precipitação e amenas temperaturas invernais, fazendo parte da chamada Terra Quente Transmontana (in ICNF).

Inclui, também o Sítio da Rede Natura 2000 Douro Internacional e a ZPE do Douro Internacional e Vale de Águeda.

Concelhos Envolvidos

Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa.

Alguns Exemplos de Flora

salgueirais, amieiros e choupos. Lameiros, carvalhos, silvados, roseiras e madressilvas

Alguns exemplos de Fauna

cegonha-preta, abutre-do-egipto, água-real, falcão-peregrino, gralha-de-bico-vermelho, bufo-real e o grifo. O lobo, o corço, o gato-bravo e o javali. A víbora-cornuda e o cágado-de-carapaça-estriada. O barbo-comum e a boga-do-norte.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co