CTFF-0006 - Parque Natural de Montesinho


Mapas: ICNF

Situado no extremo nordeste português, o Parque Natural de Montesinho ocupa um quadrilátero bem encaixado na Sanábria espanhola, englobando as áreas das serras de Montesinho e Coroa, abrangendo a parte setentrional dos concelhos de Bragança e Vinhais, fazendo fronteira a nascente e a poente com Espanha. Esta área é constituída por uma sucessão de elevações arredondadas e vales profundamente encaixados, com altitudes que variam entre os 438 m e os 1481 m. Situado na terra fria transmontana, os xistos são as rochas dominantes, mas podem ainda ser encontrados granitos, rochas ultrabásicas e pequenas manchas calcárias (in ICNF).

Este Parque Natural está inserido no Sítio da Rede Natura 2000 Montesinho/Nogueira e ZPE Montesinho/Nogueira, que constituem uma referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Bragança e Vinhais

Alguns Exemplos de Flora

arméria, vulnerária, a violeta-de-pastor, carvalho-negral, nardo-dos-campos ou o ranúnculo.

Alguns exemplos de Fauna

lobo-ibérico, o veado e o corço. A toupeira-de-água e a lontra. A águia-real, a cegonha-preta, o melro-das-rochas. A víbora-cornuda e o tritão-marmorado. A truta-do-rio e as espécies em perigo panjorca e o verdemã-do-norte.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co