CTFF-0007 - Parque Natural da Ria Formosa


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

O Parque Natural da Ria Formosa caracteriza-se pela presença de um cordão dunar arenoso litoral (praias e dunas) que protege uma zona lagunar. Uma parte do sistema lagunar encontra-se permanentemente submersa, enquanto que uma percentagem significativa emerge durante a baixa-mar. A profundidade média da laguna é de 2 m. Este sistema lagunar de grandes dimensões – estende-se desde o Ancão até à Manta Rota – inclui uma grande variedade de habitats: ilhas-barreira, sapais, bancos de areia e de vasa, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e matas, situação que desde logo indicia uma evidente diversidade florística e faunística (in ICNF).

Inclui o Sítio da Rede Natura 2000 Ria Formosa/Castro Marim, a ZPE Ria Formosa e o sítio RAMSAR Ria Formosa.

Concelhos Envolvidos

Faro, Loulé, Olhão Tavira e Vila Real de Stº António.

Alguns Exemplos de Flora

Vegetação dunar como o feno-das-areias ou a morganheira-das-praias. Nos sapais, gramíneas do género Spartina maritima. Nas matas, o pinheiro-bravo e manso, o sobreiro, o zambujeiro e o medronheiro.

Alguns exemplos de Fauna

Rica em aves aquáticas migratórias como o pato-real, a piadeira, o pato-trombeteiro ou o zarro-comum. A andorinha-do-mar-anã, em declíneo na Europa, também se encontra nesta zona. Ao nível de mamíferos pode destacar-se a lontra a raposa ou o texugo. Ao nível de peixes, moluscos e crustáceos a riqueza é enorme podendo destacar-se a amêijoa-boa, o berbigão, a dourada o linguado e a enguia.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co