CTFF-0009 - Parque Natural da Serra de Sao Mamede


Mapas: ICNF

O Parque Natural da Serra de São Mamede inclui o essencial da serra com o mesmo nome, o mais importante dos relevos alentejanos. Trata-se de um espaço que, desde logo, nos surpreende pela diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e do elenco florístico presente. À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais, com realce para as aves de presa. Populações paleolíticas, árabes e romanas, gente medieval, todos deixaram marcas ao longo de um território em que a agricultura foi sempre a atividade dominante (in ICNF).

O Parque Natural da Serra de São Mamede integra-se, quase todo, no Sítio da Rede Natura 2000 São Mamede, referenciado à parte.

Concelhos Envolvidos

Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre

Alguns Exemplos de Flora

o sobreiro, o carvalho-negral e a azinheira. Em zonas cultivadas a cerejeira, o castanheiro, a aveleira e a nogueira. Há também pinhais e eucaliptais.

Alguns exemplos de Fauna

A águia-de-Bonelli é o símbolo do Parque, um dos mais importantes da península a nível ornitológico. Podem encontrar o milhafre-real, a cegonha-preta, o grifo ou o abutre-preto. Quanto a mamíferos, podem encontrar a lontra e o rato-de-cabrera, espécies em perigo. Quanto a répteis há o lagarto-de-água, o sapo-parteiro-ibérico e o tritão-de-ventre-laranja.Há duas espécies relevantes de cágados, o cágado-mediterrânico e o cágado-de-carapaça-estriada.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co