CTFF-0013 - Parque Natural do Tejo Internacional


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

O Tejo Internacional, zona que abrange o vale do troço fronteiriço do rio Tejo, bem como vales confinantes e zonas aplanadas adjacentes, é uma área de reconhecida importância em termos de conservação da natureza, nomeadamente pelos valores faunísticos que alberga e em que se destacam várias espécies estritamente protegidas por convenções internacionais, algumas das quais classificadas como espécies em perigo de extinção, outras com o estatuto de vulneráveis e outras ainda consideradas raras (in ICNF).

O Parque Natural do Tejo Internacional coincide com parte da ZPE da Rede Natura 2000 Tejo Internacional, Erges e Pônsul que possui uma referência distinta (CTFF-0090).

Concelhos Envolvidos

Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão

Alguns Exemplos de Flora

Salientam-se a azinheira, o sobreiro e o carrasco (três Quercus diferentes). Existem também medronheiros, o aderno-de-folhas-largas e várias espécies de urzes. A cornalheira tem uns frutos muito característicos. A cravina-brava é de extrema beleza.

Alguns exemplos de Fauna

Há mais de 200 espécies de vertebrados, dos quais 11 estão em perigo e 13 em estado de vulnerabilidade. A lontra, o gato-bravo e o toirão são mamíferos frequentes. A cegonha-preta está em perigo e outras aves podem ver-se como o grifo, o abutre-do-egipto, a águia-real ou a águia-de-Bonelli.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co