CTFF-0015 - Reserva Natural das Ilhas Berlengas


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

A Reserva Natural das Berlengas compreende uma área muito vasta de reserva marinha situada na envolvente do arquipélago, com uma extensão total aproximada de 9.560 ha (área terrestre da Reserva - ca. 104 ha; área marítima - ca. 9.456 ha).

Arquipélago oceânico composto por numerosas ilhas e rochedos de contorno irregular, com encostas escarpadas, dispostas em três grupos, nomeadamente a Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas. O arquipélago fica situado na Plataforma Continental da fachada oeste da Península Ibérica, cerca de 6 milhas para ocidente do cabo Carvoeiro, junto da cidade de Peniche (in ICNF).

A Reserva Natural das Ilhas Berlengas coincide com a ZPE da Rede Natura 2000 Ilhas Berlengas e com o Sítio da Rede Natura 2000 Arquipélago das Berlengas.

Concelhos Envolvidos

Peniche

Alguns Exemplos de Flora

Algumas das espécies existentes são endémicas como a Armeria berlengensis, a Pulicaria microcephala ou a Herniaria berlengiana. A sobrevivência de algumas comunidades vegetais são afetadas pela pressão de coelhos e ratos e pela densidade da população de gaivotas.

Alguns exemplos de Fauna

As Berlengas são refúgio para muitas aves como a pardela-de-bico-amarelo, o corvo-marinho-de-crista, a cagarra ou a gaivota-de-patas-amarelas. O airo (semelhante a um pequeno pinguim) pode também ser observado. A lagartixa de Carbonell é, talvez, o réptil mais frequente. Como referido no item anterior, os dois únicos mamíferos nas ilhas são o coelho-bravo e o rato-preto.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co