CTFF-0017 - Reserva Natural do Estuario do Sado


Mapas: ICNF

A Reserva Natural do Estuário do Sado deve o seu nome ao rio Sado. O Sado nasce a sudoeste de Ourique, corre na direção sudeste - noroeste e percorre 175 Km, passando por Alcácer do Sal até desaguar a oeste da cidade de Setúbal. A extensão do rio que está inserida na Reserva mede cerca de 28 km, sendo toda navegável. A Reserva é formada em grande parte por planícies aluviais com uma altitude média muito baixa, a maior parte das vezes entre os 10 e os 20 metros, atingindo o valor máximo de 40 metros na margem norte, próximo do monte do Abul. Podem encontrar-se ainda outros tipos de formação como dunas, praias (fluviais e marítimas) e alguns afloramentos plistocénicos e miocénicos. Em ambas as margens existem sapais que são entrecortados por esteiros e canais (in ICNF).

A Reserva Natural do Estuário do Sado inclui o Sítio RAMSAR Estuário do Sado. As ZPE e Sítio da Rede Natura 2000 Estuário do Sado possuém referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Alcácer do Sal, Grândola, Palmela e Setúbal

Alguns Exemplos de Flora

Para além de Reserva Natural, inclui a Reserva Botânica das Dunas de Tróia onde se encontram importantes espécies como a cocleária-menor ou o aromático tomilho-carnudo. Nas zonas de sapal encontram-se a gramata-branca ou a valverde-dos-sapais, entre outras. Nas matas ribeirinhas pode encontrar-se o amieiro, o ulmeiro ou o salgueiro.

Alguns exemplos de Fauna

Os golfinhos roazes-corvineiro são talvez os mamíferos mais conhecidos deste estuário. Contudo, estão registadas 261 espécies de vertebrados, dos quais 8 são anfíbios, 11 são répteis, 31 são mamíferos e os restantes são aves.

Texto por CU3AA, Editado por CT7AOV


Ver no site WWFF.co