CTFF-0018 - Reserva Natural do Estuario do Tejo


Mapas: ICNF

A Reserva Natural do Estuário do Tejo abrange uma área de 14.416,14 ha, que inclui uma extensa superfície de águas estuarinas, campos de vasas recortados por esteiros, mouchões, sapais, salinas e terrenos aluvionares agrícolas (lezírias). Insere-se na zona mais a montante do estuário não excedendo os 11 m de altitude e 10 m de profundidade. O valor biológico do estuário traduz-se na produção de nutrientes minerais e orgânicos de que depende grande parte da vida nas águas adjacentes, estuariais e costeiras; na assimilação de detritos resultante da sua capacidade de autodepuração, por tratamento terciário, que atua na remoção e reciclagem de nutrientes inorgânicos; na manutenção dos ciclos do azoto e do enxofre (in ICNF).

A Reserva Natural do Estuário do Tejo inclui o Sítio RAMSAR do Estuário do Tejo, ambos localizados dentro do perímetro do Sítio e ZPE da Rede Natura 2000 com referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Alcochete, Benavente e Vila Franca de Xira

Alguns Exemplos de Flora

São sobretudo gramíneas a arbustos de pequeno porte que colonizam as margens estuarinas. Destaca-se a morraça ou a gramata-branca. Encontram-se também o valverde-dos-sapais, o malmequer-da-praia ou a salgadeira.

Alguns exemplos de Fauna

A avifauna aquática migradora é que atribui ao estuário um papel mais importante. Destacam-se o alfaiate, o pato-trombeteiro, a garça-branca-pequena, o ganso-comum, a garça-vermelha, a perdiz-do-mar ou o flamingo. Ao nível de peixes pode destacar-se o charroco e o biqueirão. A nível de peixes diádromos incluem-se a lampreia-do-mar, a lampreia-do-rio ou a enguia.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co