CTFF-0019 - Reserva Natural das Lagoas de St.Andre & Sancha


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

Esta Reserva Natural é constituída essencialmente por um conjunto de ecossistemas litorais e sub-litorais, incluindo, como elementos fundamentais, os sistemas lagunares de Santo André e da Sancha. Marginando ambas as lagoas ocorre um conjunto diversificado de ecossistemas aquáticos e ribeirinhos influenciados, em maior ou menor grau, pelas águas doces e salobras, incluindo pequenas áreas de sapal, salgueirais, caniçais, juncais, urzais palustres e pastagens húmidas (in ICNF).

A Reserva Natural das Lagoas de Stº André e Sancha inclui o Sítio RAMSAR e ZPE da Rede Natura 2000 com o mesmo nome. Inclui parcialmente o Sítio de Rede Natura 2000 Comporta/Galé com referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Sines e Santiago do Cacém

Alguns Exemplos de Flora

A flora é, possivelmente, o fator mais importante desta reserva com cerca de 510 espécies de plantas vasculares. O estorno é talvez das espécies mais importantes no seu papel de filtração e retenção de areias. Os caniçãis e, mais dentro, os matos de camarinha têm também alguma importância.

Alguns exemplos de Fauna

As aves são talvez o grupo faunístico mais estudado nestas lagoas. Destacam-se o galeirão-comum ou o pato-de-bico-vermelho. Existe também a garça-vermelha ou imperial. Há também a andorinha-do-mar-anã, a garça-pequena, o tartaranhão-ruivo-dos-pauis ou o rouxinol-pequeno-dos-caniços.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co