CTFF-0021 - Reserva Natural do Paul de Boquilobo


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

O Paul do Boquilobo é o maior ecossistema aquático representativo de zonas húmidas interiores, outrora comuns por todo o território. Localiza-se na bacia hidrográfica do Rio Almonda, afluente da margem direita do Tejo ocupando uma área de 817 ha que se subdivide em 4 zonas distintas com grau de proteção diferenciado: área de proteção total (189 ha), área de proteção parcial (167 ha), área de proteção complementar (436 ha) e zona de intervenção específica (25 ha) (in ICNF).

A Reserva Natural do Paúl de Boquilobo inclui o Sítio RAMSAR e a ZPE da Rede Natura 2000 com o mesmo nome.

Concelhos Envolvidos

Golegã e Torres Novas

Alguns Exemplos de Flora

São de destaque a borrazeira-branca, o abrunheiro-bravo, a gilbardeira e as campainhas-amarelas. Nas zonas permanentemente alagadas há muitas espécies hidrófitas e helófitas como o bunho, o caniço ou a espadana. Em zona de bosque existe o sobreiro, o carvalho-português ou a azinheira.

Alguns exemplos de Fauna

Este Paúl é o mais significativo garçal de portugal e dos mais importantes ao nível de concentração de espécies invernantes como os anatídeos (vulgo “patos”), galeirões e limícolas. Destacam-se o galeirão Fulica atra, o pernilongo, o zarro-comum ou o mergulhão-pequeno, entre muitos outros. Ao nível de répteis destacam-se a cabra-de-água-viperina ou a osga-comum. O tritão-marmorado e a salamandra-de-costelas-salientes são alguns dos anfíbios mais representativos. Quanto a mamíferos a presença da lontra, do rato-de-Cabrera ou o gamo são os destaques.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co