CTFF-0023 - Reserva Natural da Serra da Malcata


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

A serra da Malcata ainda é considerada um dos últimos refúgios naturais do território português guardando no seu interior interessantes valores botânicos e faunísticos para além de constituir uma das zonas de eleição para a preservação do lince-ibérico Lynx pardinus, hoje em perigo de extinção e principal motivo da sua criação (in ICNF).

A Reserva Natural da Serra da Malcata inclui a ZPE da Rede Natura 2000 com o mesmo nome e situa-se dentro do Sítio da Rede Natura 2000 Malcata, com referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Penamacor e Sabugal

Alguns Exemplos de Flora

Os matos são a principal formação desta reserva distinguindo-se os matos altos e os baixos. Nos altos o destaque é o da giesta-branca e a giesta-amarela. Nos baixos surgem a esteva, o sargaço e a carqueja. O carvalho-negral, o medronheiro, a azinheira e o pinheiro-bravo são espécies comuns na floresta.

Alguns exemplos de Fauna

O lince-ibérico é o animal mais emblemático. Outros destaques são o coelho-bravo, a truta-de-rio e a carpa, a salamandra-de-costelas-salientes ou o tritão-de-ventre-laranja. A víbora-cornuda existe mas é de difícil deteção. Quanto a aves pode referir-se o chapim-azul, muito frequente ou aves necrófagas como o grifo ou o abutre-preto.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co