CTFF-0024 - Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica


Mapas: ICNF

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira, numa extensão de 13 km, cobrindo uma superfície de 1599 hectares. A paisagem desta Área Protegida é, no geral, o resultado de uma profunda humanização, apesar de ser também relativamente diversificada, como resultado das características e da resposta que os recursos naturais foram dando ao longo deste ancestral processo de transformação. Atualmente, apresenta diferentes estados de conservação, se considerarmos como referência um equilíbrio necessário entre as componentes naturais e humanas. Foram assim definidas as seguintes unidades de paisagem: Terras da Costa, Arriba Fóssil e Orla Costeira e Pinhais da Charneca. A expressão "arriba fóssil" não tem a ver com o facto de nela existirem fósseis, mas sim, por, em tempos, ter sido uma verdadeira arriba, i.e. uma costa alta em contacto com o mar. Com a regressão marinha (descida do nível do mar) ela deixou de ser banhada pelo mar, pelo que se trata de uma antiga arriba - arriba fóssil (in ICNF).

Concelhos Envolvidos

Almada e Sesimbra

Alguns Exemplos de Flora

Alguns endemismos lusitânicos são o cravo-das-areias, o zimbro-galego, o tomilho-do-mato ou o tomilho-das-praias. Na área florestal da Mata dos Medos domina o pinheiro-manso, bravo e alepo.

Alguns exemplos de Fauna

Sendo uma área pequena, existem cerca de 169 espécies de fauna terrestre, na sua grande maioria aves. Pode observar-se a águia-de-asa-redonda, o peneireiro-comum, a coruja-do-mato ou a rola-comum. O coelho-bravo, a fuínha ou o ouriço-cacheiro são mamíferos frequentes. Há ainda anfíbios e répteis.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co