CTFF-0025 - Paisagem Protegida da Serra do Açor


Mapas: ICNF

Na serra do Açor, domínio do xisto, as dobras e fraturas originam um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, sulcado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde, por vezes, se encontram curiosos acidentes geológicos, como das quedas de água da Fraga da Pena e a Mata da Margaraça (in ICNF).

Uma parte do Sítio da Rede Natura 2000 Complexo do Açor, com referência distinta, coincide com a área quase total da Paisagem Protegida da Serra do Açor.

Concelhos Envolvidos

Arganil

Alguns Exemplos de Flora

Nesta área protegida estão referenciadas 336 espécies de flora. Algumas são mesmo raras como o Asplenium adiantum-nigrum var. adiantum-nigrum, Phyllitis scolopendrium subsp. scolopendrium, Clematis vitalba, Hypericum androsaemum, Circaea lutetiana subsp. lutetiana, Sanicula europea, Melica uniflora e Gagea soleirolii. Na Mata da Margaraça podem encontrar-se medronheiros, loureiros, azereiros, como exemplos.

Alguns exemplos de Fauna

Curiosamente estão referenciadas 423 espécies de invertebrados e apenas 117 de vertebrados. Destes o maior número é o das aves, seguindo-se os mamíferos, répteis e anfíbios. Nas aves pode destacar-se o tartaranhão-caçador pois é uma espécies em perigo. Também o Açor e a coruja-de-nabal estão em estado vulnerável. Ao nível de mamíferos pode destacar-se o javali, o ouriço-cacheiro, a lebre ou o esquilo-vermelho, entre muitos outros.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co