CTFF-0026 - Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e Sao Pedro de Arcos


Mapas: ICNF

Em termos biogeográficos a Área Protegida encontra-se localizada na Região Noroeste de Portugal Continental, numa zona de interação entre o clima Mediterrâneo, Atlântico e Continental. Em particular, localiza-se no Sector Galaico-Português, mais propriamente no Sub-Sector Miniense Litoral. Este conjunto de fatores biogeográficos traduzem-se na presença de ecossistemas de elevada importância natural, nomeadamente bosques higrófilos, pastagens húmidas, lagoas, rios e pinhais. Estas estruturas constituem elementos críticos no que respeita à conservação da biodiversidade local, devido à sua importância como refúgio, habitat e zona de alimentação para uma grande diversidade de espécies animais e vegetais, sendo a única zona húmida classificada na Região Norte de Portugal (in Lagoas – Caracterização Biogeográfica).

A área de Paisagem Protegida coincide com o sítio RAMSAR Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos. Esta área também coincide com uma pequena parte do Sítio da Rede Natura 2000 do Rio Lima, como referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Ponte de Lima

Alguns Exemplos de Flora

Até agora foram contabilizadas 508 espécies vegetais, incluindo alguns endemismos ibéricos, espécies raras e ameaçadas.

Alguns exemplos de Fauna

Ao nível das aves, podem encontrar-se a águia-de-asa-redonda, a andorinha-das-chaminés ou dos-beirais, a coruja-das-torres ou do-mato ou o cuco-canoro. Quanto a mamíferos são frequentes os colhos. Corços, javalis, raposas e esquilos-vermelhos. Nas zonas lacustres o barbo-do-norte, a boga, a enguia ou lampreia podem ser encontrados. Ao nível de répteis há várias espécies de cobras e lagartixas.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co