CTFF-0027 - Paisagem Protegida do Corno do Bico


Mapas: ICNF

A região é essencialmente montanhosa, com contornos arredondados, sendo Corno de Bico, com 883 m de altura, a elevação de maior altitude da região setentrional. No topo destas encostas, é possível ver ''caos de blocos'', que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, conferindo um aspeto caótico à paisagem. Nesta região estão incluídas as cabeceiras de três dos principais cursos de água minhotos, i.e. Coura, Labruja e Vez. O Coura tem origem em dois cursos de água distintos, nomeadamente o ribeiro dos Cavaleiros e a ribeira de Reiriz (in ICNF).

A área de Paisagem Protegida está incluída no Sítio da Rede Natura 2000 Corno de Bico, com uma referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Paredes de Coura

Alguns Exemplos de Flora

O carvalhal é a formação dominante, destacando-se o carvalho-alvarinho e o azevinho. Há também bosques ripícolas dominados pelo freixo-de-folha-estreita e pelo amieiro. Há nesta zona vários endemismos como a Bruchia vogesiaca, Narcissus cyclamineus, Veronica micrantha e Brioerytrophillum campylocarpum.

Alguns exemplos de Fauna

Estão registadas 188 espécies de vertebrados pois a diversidade de habitats é grande. Destacam-se o lobo-ibérico, a salamandra-lusitânica, a víbora-de-Seoane ou a toupeira-de-água. O gado barrosão é característico desta zona.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co