CTFF-0028 - Paisagem Protegida da Albufeira de Azibo


Mapas: ICNF

A albufeira do Azibo e as zonas envolventes constituem um repositório de vegetação natural de

importância nacional, para além do interesse de ordem faunística, traduzido na ocorrência de espécies ameaçadas e com estatuto de protecção çadas e com estatuto de protecção. Aspectos ligados a questões científicas, culturais, históricas e paisagísticas fazem da albufeira do Azibo uma área a proteger, permitindo o seu usufruto às populações das regiões envolventes, para o recreio e lazer ao ar livre. Constitui ainda um espaço privilegiado para a promoção das actividades tradicionais, para além da salvaguarda e valorização do património natural e cultural (in Diário da República).

A área de Paisagem Protegida está em parte incluída no Sítio da Rede Natura 2000 Morais, com uma referência distinta.

Concelhos Envolvidos

Bragança e Macedo de Cavaleiros

Alguns Exemplos de Flora

As galerias ripícolas são dominadas por amieiros e freixos ou salgueiros-brancos. Na zona de floresta dominam as quercíneas autóctones, surgindo também o sobreiro e a azinheira. As orquídeas silvestres nesta área protegida são de grande importância, podendo encontrar-se muitas espécies como a Orchis mascula, a Orchis morio, a Cephalanthera longifolia ou a Dactylorhiza insularis.

Alguns exemplos de Fauna

Esta albufeira é muito rica em aves destacando-se o pato-real, garças e cegonhas, aves-de-rapina, os pombos, o guarda-rios e o pica-pau. Quanto a mamíferos, nomeadamente de maiores dimensões, podemos encontrar a raposa, o lobo e o gato-bravo. Na albufeira os répteis mais frequentemente observados são as lagartixas, várias cobras e a víbora-cornuda. Ao nível dos peixes a albufeira alberga o barbo-do-norte, a boga-do-norte, o escalo-do-norte e a truta-fário.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co