CTFF-0034 - Reserva Natural das Ilhas Selvagens


Mapas: Protected Planet

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens tem uma área total de 9455 hectares, é delimitada pela batimétrica dos 200 metros e inclui todas as ilhas e ilhéus. Através do estatuto de protecção total são resguardados os ecossistemas de toda a área terrestre e de toda a área marinha adjacente. As Ilhas Selvagens compreendem três ilhas, Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora para além de vários ilhéus. A Selvagem Grande apresenta uma forma pentagonal e é a maior e mais alta das três ilhas. É caraterizada pelo relevo bastante acentuado e por uma extensa zona planáltica que cai abruptamente sobre o mar, elevada a cerca de 100 metros acima deste. O ponto mais alto é atingido no Pico da Atalaia, a 163 metros, onde existe um Farol. A Selvagem Pequena apresenta forma irregular, perfil baixo e achatado. Atinge uma altitude máxima de 49 metros, no Pico do Veado, onde existe um Farol. O Ilhéu de Fora é a mais pequena das três ilhas. A altitude máxima é atingida no Pitão Pequeno, com 18 metros (in Parque Natural da Madeira).

Alguns Exemplos de Flora

A cobertura florística terrestre compreende mais de uma centena de espécies de plantas vasculares e apresenta a percentagem mais elevada de endemismos por unidade de superfície de toda a Região da Macaronésia. A vegetação da Selvagem Pequena e do Ilhéu de Fora é composta somente por espécies indígenas e endémicas, sem quaisquer introduções. Estas duas ilhas apresentam uma cobertura e um número surpreendente de espécies exclusivas. A Selvagem Grande apresenta igualmente um coberto vegetal peculiar e uma interessante flora com endemismos da ilha, outros comuns às restantes Ilhas Selvagens e da Macaronésia, para além de ser o limite da distribuição de determinadas espécies no hemisfério sul ou no norte.

Alguns exemplos de Fauna

A fauna vertebrada das Selvagens caracteriza-se pelo domínio das aves marinhas e pela ausência de mamíferos nativos. Da avifauna podem destacar-se a cagarra, o calcamar (a ave mais numerosa das Selvagens), a alma-negra, o roque-de-castro e o pintaínho. A osga Tarentola bischoffi e a lagartixa Teira dugesii selvagensis ocorrem exclusivamente nestas ilhas. A fauna marinha é extremamente abundante, salientando-se as cracas e lapas, os ouriços-do-mar, a taínha, a boga, o sargo, a garoupa, o bodiao, os peixe-verdes, etc. Muitas tartarugas e cetáceos são encontrados nas águas límpidas circundantes.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co