CTFF-0071 - Paisagem Protegida Local da Fonte Benemola


Mapas: ICNF

A maior riqueza desta área protegida é a água. Com efeito, ela é atravessada pela ribeira da Fonte Menalva que, juntamente com a ribeira das Mercês, origina a ribeira de Algibre. A ribeira da Fonte Menalva é abastecida por algumas nascentes que permitem a manutenção do caudal em cerca de 60% do curso da ribeira, mesmo durante a época estival, nomeadamente a "nascente", o "Olho" e a própria Fonte Benémola. Para reter a água em alguns pontos, foram reconstruídos velhos açudes e construídos alguns novos, dando origem à formação de espelhos de água ao longo da ribeira. A água era outrora transportada por levadas até noras e velhas azenhas, sendo utilizada para a irrigação de terrenos hortícolas. Ainda se encontram, a espaços, vestígios relativamente bem conservados desse extraordinário sistema hidráulico (in ICNF).

A Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola encontra-se no interior do Sítio da Rede Natura 2000 Barrocal, com a referência de CTFF-0076.

Concelhos Envolvidos

Loulé

Flora & Fauna

Existe uma densa galeria ripícola, constituída por espécies arbóreas e arbustivas, como salgueiros, freixos, choupos e folhado, que se entrecruzam por entre loendros, tamargueiras, silvados e canaviais. As encostas do vale estão cobertas por vegetação mediterrânica característica do Barrocal Algarvio, como o alecrim, o rosmaninho, o medronheiro, o carrasco, bem como espécies de porte arbóreo como a alfarrobeira, o zambujeiro e, apenas em área de solo xistoso, o sobreiro e a esteva. Em relação à fauna, destaca-se a garça-real, a garça-branca-pequena, a galinha-de-água ou o guarda-rios. A lontra é talvez o mamífero mais comum, havendo algumas espécies de morcegos, ameaçadas.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co