CTFF-0080 - Área Protegida de Peniche/Sta.Cruz (SIC)


Mapas: ICNF
Natura2000 logo

Este Sítio abrange uma ampla faixa costeira, que se caracteriza pela alternância entre sistemas dunares e falésias. Ambos os tipos de substrato apresentam comunidades vegetais bem estruturadas, em bom estado de conservação e com elencos florísticos relevantes, contendo diversos elementos que atingem no Sítio o limite setentrional das suas áreas de ocorrência.

O litoral rochoso possui um elevado interesse botânico expresso sobretudo na vegetação halocasmófila perene, com plumbagináceas endémicas sobre as falésias de litologia variável (calcários, margas, arenitos, etc.) submetidas à salsugem. Aqui se distribuem numerosos endemismos lusitanos. Sobre substratos duros merecem também referência os raros tojais e urzais-tojais aero-halófilos e os prados rupícolas basófilos com plantas suculentas. Nas zonas dunares podemos observar sistemas completos, com destaque para as dunas semifixas com matos camefíticos (dunas cinzentas). Importantes são igualmente os tojais sobre areias, com ericáceas ou cistáceas, as areias com matagais de zimbro ou com matos dominados por arbustos espinhosos, e as dunas com pinhal-bravo e sob coberto não perturbado recentemente. Realce ainda para os prados salgados atlânticos existentes a Norte de Peniche e para os recifes que se dispõem ao longo da costa (in ICNB).

Concelhos Envolvidos

Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras

Fauna

É de salientar o endémico ruivaco (Rutilus macrolepidotus), a lontra, a rã-de-focinho-pontiagudo, a tartaruga-comum Caretta caretta ou a tartaruga-de-couro Dermochelys coriacea.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co