CTFF-0108 - Área Protegida dos Ilheus de Porto Santo (CT3)


A área protegida dos Ilhéus do Porto Santo inclui seis ilheús nomeadamente o Ilhéu de Cima, o Ilhéu da Cal ou de Baixo, o Ilhéu de Ferro, o Ilhéu das Cenouras, o Ilhéu de Fora e o Ilhéu da Fonte da Areia. O Ilhéu de Cima tem uma área de 32 ha, apresentando 1200 metros de comprimento e 500 metros de largura. O topo do Ilhéu fica a 121 metros, na base do farol que foi erguido em 1900. É formado por várias camadas de basaltos prismáticos, escórias e cinzas, as quais são o prolongamento das camadas da Ilha e é o único Ilhéu moderadamente acessível. O Ilhéu da Cal ou de Baixo apresenta 2700 metros de comprimento e 1000 metros de largura e uma área total de 139 ha. Este Ilhéu desempenhou um papel económico importante, dado que foi neste que se realizou uma das poucas explorações mineiras no Arquipélago da Madeira, a da cal. Devido a essa exploração, as suas encostas encontram-se perfuradas por extensas galerias, existindo ainda no topo antigas construções que serviam de abrigo aos trabalhadores da indústria da cal. O Ilhéu de Ferro apresenta-se sob a silhueta de um triângulo inteiramente rochoso, de arriba alta, terminada por um planalto onde ocorre a sua maior altitude a 115 metros, tendo uma área de 25,8 ha. Encontra-se a Oeste da Ilha do Porto Santo, em frente à Ponta da Canaveira, sendo o acesso a terra efetuado apenas quando o mar está em boas condições, por uma enseada a Sudeste, a partir de onde existe uma escadaria até ao farol localizado no ponto mais alto. No seu lado Este localiza-se a Ponta da Chaminé, onde se pode observar um fenómeno natural em que uma furna com respiradouro pulveriza a água do mar quando há forte ondulação, assemelhando-se ao fumo branco de uma chaminé. O “Furna que berra” é outro local interessante deste Ilhéu, no lado Norte, devendo o seu nome aos sons produzidos pela rebentação das ondas do mar. O Ilhéu das Cenouras fica situado a Nordeste da Ilha do Porto Santo, de onde dista cerca de 500 metros da Ponta Branca. Apresenta uma área de 4,8 hectares, com uma orografia acidentada e uma altitude máxima de 109 metros. O acesso a este Ilhéu depende do estado do mar, que quando se apresenta calmo permite o desembarque numas rochas na parte Sul. O Ilhéu de Fora situa-se a Nordeste da Ilha do Porto Santo, sendo o que fica mais afastado desta. Tem uma área de 5 hectares e uma altitude máxima de 100 metros. O Ilhéu da Fonte da Areia situa-se em frente ao Sítio da Fonte com o mesmo nome, estando separado por um canal de mar com 1700 metros de largura. O seu comprimento máximo é de 250 metros, com uma largura de 150 metros. Tem uma área total de 3,1 ha e uma altitude máxima de 79 metros. Apresenta interessantes particularidades do ponto de vista geológico, como é exemplo a profusão de rochas com solidificação prismática hexagonal nas suas falésias quase verticais. O desembarque faz-se pelo litoral Este, quando em situações de mar calmo (in lifeportosanto).

Concelhos Envolvidos

Porto Santo

Flora & Fauna

Cada ilhéu tem as suas características, encontrando-se alguns endemismos em cada um. O Ilhéu da Cal é o que apresenta maior número de espécies endémicas da Macaronésia num total de 21 sendo uma endémica do Porto Santo. É também o ilhéu que alberga maior número de briófitos com sete espécies diferentes.

Em relação à fauna, os ilhéus são locais privilegiados para a nidificação de aves como a cagarra, a alma-negra, o roque-de-castro e pintainho. Encontram-se também o canário-da-terra, o corre-caminhos e o pardal da terra. No ilhéu da Cal existem duas espécies endémicas de aranhas, a Hogna biscoitoi e a Hogna schmitzi. Existem também três endemismos de moluscos. Nas suas enseadas podem ver-se sargos, pargos, garoupas, meros e charuteiras, entre muitos outros.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co