CTFF-0014 - Parque Natural do Vale do Guadiana


Mapas: ICNF

O Parque Natural estende-se por 69.773 ha, fazendo fronteira entre o Alentejo e o Algarve.

De um modo muito simplificado, as diversas unidades paisagísticas estão distribuídas por três grandes estruturas geomorfológicas: as planícies ondulantes, elevações quartzíticas e imponentes vales encaixados do rio Guadiana e seus afluentes. À paisagem árida e agreste de verão sucedem-se os prados verdes no inverno que vão dando lugar a uma explosão de cores com a aproximação da primavera. Subjugado a um regime de torrencialidade, nos verãos mais secos as ribeiras afluentes do Guadiana ficam reduzidas a pegos enquanto que nos invernos mais chuvosos o caudal aumenta significativamente, submergindo por completo, sob um turbilhão de água barrenta, a queda do Pulo do Lobo (in ICNF).

O Parque Natural do Vale do Guadiana coincide parcialmente com a ZPE da Rede Natura 2000 Vale do Guadiana que possui referência distinta CTFF-0884. Também é atravessado pelo Sítio da Rede Natura 2000 Guadiana, que possui uma referência distinta CTFF-0177.

Concelhos Envolvidos

Alcoutim, Beja, Mértola e Serpa

Alguns Exemplos de Flora

o trevo-de-quatro-folhas-peludo (espécie ameaçada), o tóxico loendro, a tarmagueira e o tamujo, o rosmaninho e o alecrim.

Alguns exemplos de Fauna

a boga-do-guadiana, o saramugo ou o caboz-de-água-doce salientam-se entre os peixes. Ao nível de anfíbios e répteis salientam-se a rã-de-focinho-pontiagudo, o tritão-de-ventre-laranja, a cobra-de-água-de-colar ou a cobra-de-pernas-pentadáctila. A avifauna é extensa podendo encontrar-se as águias real e de Bonelli e o bufo-real. O francelho ou peneireiro-das-torres é uma das espécies ameaçadas e, por isso, rara.

Texto por CU3AA


Ver no site WWFF.co